Autora: Dra. Fernanda Pena Moreira
O uso de suplementos alimentares e de outros recursos ergogênicos pode ser muito importante para o desempenho atlético. Atletas de elite geralmente tem indicação de usá-los. E atletas amadores envolvidos em esportes com treinamentos intensos e com altas demandas também podem se beneficiar.
Muitos indivíduos fazem treinamentos de alta intensidade ou longa duração, alguns com mais de 2 a 3 horas por dia, 5 a 6 vezes por semana, e nestes casos o uso de suplementos passa a ser necessário para atingir as demandas metabólicas e energéticas elevadas difíceis de serem atingidas na dieta habitual.
A ingestão inadequada de calorias assim como a má qualidade e má distribuição dos nutrientes pode levar a perda de peso e de massa magra, pode aumentar a incidência de infecções, de overtraining e de lesões. Consequentemente reduzindo o desempenho.
Recurso ergogênico se refere a qualquer técnica de treinamento, suporte mecânico, prática nutricional, método farmacológico ou técnica psicológica que possa melhorar a capacidade de performance no exercício, melhorar a adaptação ao treinamento ou ajudar na sua recuperação. Alguns suplementos são classificados como ergogênicos e podem realmente melhorar a performance.
Cabe ao profissional que acompanha a estratégia nutricional e de treinamento do indivíduo determinar as suas necessidades energéticas assim como a melhor distribuição de nutrientes e a indicação de suplementos necessários para atender a sua demanda. E ainda é necessário que se avalie as particularidades de cada esporte para orientar qual recurso ergogênico poderá elevar a performance daquele atleta específico.
Existem suplementos e recursos ergogênicos usados em momentos distintos do treinamento. Por exemplo: altetas de endurance podem precisar de suplementações diferentes de acordo com os momentos de ciclo de treinamento (inicio de temporada, fase de perda de peso, aumento significativo de volume de treino ou competição). Cada esporte possui sua particularidade. E cada indivíduo é único e precisa ser avaliado dentro do seu contexto e de suas características pessoais.
Porém nem todas as pessoas precisam ou se beneficiam de alguma forma do uso de suplementos. Para a maioria dos praticantes de atividade física de intensidade leve a moderada, com duração de até 60 minutos em torno de 3 a 4 vezes por semana, uma alimentação balanceada é suficiente.
Procure um profissional que tenhas experiência em treinamento de atletas para ajudá-lo de forma ética e responsável a conquistar seus objetivos e sua melhor performance!