Doenças cardiológicas causadas pelo uso ilícito de hormônios anabolizantes

Autora: Dra. Fernanda Pena Moreira

O uso de anabolizantes por esportistas e praticantes de musculação tem aumentado de forma significativa nos últimos anos, porém são vários os problemas de saúde causados pelo uso inadequado destes hormônios.

Seu uso está associado a problemas de fígado (insuficiência hepática ou tumores no fígado), infertilidade, acne, alterações comportamentais (especialmente agressividade), elevação de colesterol, da pressão arterial e da incidência de doenças cardiológicas. Em homens pode causar crescimento das mamas, queda de cabelo, atrofia dos testículos e redução da produção de espermatozóides.

Em maio de 2017, a umas das revistas mais importantes na cardiologia, a Circulation, publicou um estudo que avaliou a associação de doença cardíaca com o uso de hormônios anabolizantes em um grupo de fisiculturistas. Foram comparados não usuários de anabolizantes em relação aos que fizeram uso deles por um período que totalizou 2 anos de dose acumulada.

Neste estudo, os usuários de anabolizantes apresentaram redução significativa da fração de ejeção e da função sistólica do ventrículo esquerdo do coração (redução na capacidade de contração do coração) e um aumento importante das placas de arteriosclerose nas coronárias.

Os fatores mais importantes para o aparecimento destas alterações foram as doses mais altas e o maior tempo de uso de anabolizantes.

O artigo ressalta ainda que em torno de 80% dos usuários não são atletas profissionais e sim praticantes recreativos de musculação ou outros esportes motivados por fins estéticos.

É importante reforçar que a reposição de testosterona é indicada apenas em casos de deficiência bem documentada deste hormônio em homens (quando realmente necessária e com acompanhamento médico rigoroso é bastante segura) e muito raramente para mulheres. É assustador o número de mulheres que acredita ter deficiência de testosterona e já chega ao consultório com certeza da necessidade da sua reposição, especialmente mulheres jovens induzidas por falsas promessas feitas por profissionais ruins.  

Não existe a famosa modulação hormonal, terapia anti-aging nem qualquer tipo de milagre para se adquirir um corpo bonito e saudável. Fuja de profissionais que façam este tipo de promessa.

E em caso de homens que desejam ter filhos a reposição de testosterona deve avaliada com muito cuidado pois pode causar infertilidade.

Pratique atividades físicas na maior intensidade que puder, tenha uma alimentação saudável a avalie com critério a necessidade de recursos ergogênicos e suplementos alimentares que possam trazer benefícios reais para você.

Fonte:

Cardiovascular Toxicity of Illicit Anabolic-Androgenic Steroid Use.

Baggish AL, Weiner RB, Kanayama G, Hudson JI, Lu MT, Hoffmann U, Pope HG Jr.

Circulation. 2017 May 23;135(21):1991-2002. doi: 10.1161/CIRCULATIONAHA.116.026945.

PMID: 28533317

Gostou do que Leu?

Fale conosco clicando no botão abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp