Muita gente não sabe ao certo qual a função de um nutrólogo, por isso acho conveniente explicar aqui um pouco sobre a minha área de atuação, uma especialidade médica que vem crescendo ano a ano. Cada vez mais pessoas, dos mais variados perfis e faixa etária, nos procuram para receber orientações relacionadas a obesidade, ganho de massa muscular, desempenho esportivo, alimentação saudável, entre outras.
Mas esse também não é o tipo de orientação que se tem de um nutricionista? Também, e por isso muitas pessoas se perguntam: qual a diferença entre um nutricionista e um nutrólogo? Bom, a primeira diferença está na graduação. O nutrólogo é formado em medicina, e depois faz uma especialização em nutrologia médica. Já o nutricionista é graduado em nutrição e pode se especializar em diferentes especialidades nessa área (esportiva, funcional, clínica, etc.).
As duas áreas estão ligadas à alimentação, mas com enfoques diferentes.
Nós nutrólogos, por exemplo, somos capacitados para diagnosticar problemas que podem ser o motivo do ganho ou perda de peso de um paciente. O objetivo não é apenas fazer com que a pessoa emagreça ou ganhe peso, mas sim descobrir o que está acontecendo com o organismo desse paciente. Assim, depois de analisar todas as causas, propomos um tratamento adequado e especializado.
Entender de nutrição é apenas um dos conhecimentos que o nutrólogo precisa ter. Como médicos, precisamos relacionar o problema do paciente com outras áreas, como oncologia, cardiologia, medicina esportiva, entre outras. Temos conhecimento para diagnosticar e tratar qualquer tipo de doença relacionada à alimentação e aos hábitos de vida, como anemia, diabetes, câncer, obesidade, hipertensão, tireopatias, pausas hormonais, etc. Outro diferencial é que apenas os nutrólogos têm condições de medicar o paciente se necessário, além de poder solicitar exames específicos, se for o caso, e encaminhar para outra especialidade.
Porém, ao meu ver, as duas áreas se complementam! O nutricionista tem um conhecimento muito mais específico sobre os alimentos, enquanto o nutrólogo tem um enfoque maior em identificar as deficiências e fazer um possível diagnóstico. Sendo assim, acabamos desenvolvendo um trabalho de comunhão e parceria, onde o nutrólogo poderá solicitar ao nutricionista uma dieta específica e adequada para as deficiências de um paciente com perda de peso, por exemplo. Resumindo: somos profissionais que atuamos na mesma área, com conhecimentos específicos que juntos conseguem otimizar ainda mais os resultados buscados pelos pacientes.