A bioimpedância é um tipo de exame muito simples, indolor e não invasivo, mas bastante útil nas avaliações esportivas ou condicionamentos físicos, por exemplo. Por meio dele é possível medir e avaliar toda a composição corporal.
O que é?
A bioimpedância é um exame bastante rápido, indolor e nada invasivo que analisa detalhadamente toda a composição corporal do paciente, por meio de um sinal de corrente elétrica – livre de radiação e totalmente seguro, que passa pelo corpo. Essa corrente elétrica é o que permite quantificar detalhes que vão além do peso corpóreo: como o tecido muscular, quantidade de água corporal, quantidade de gordura corporal, percentual de gordura corpórea, taxa de metabolismo basal, relação cintura-quadril, índice de massa corpórea (IMC) e impedância de cada membro do corpo.
O exame de bioimpedância costuma ser bastante utilizado por atletas e esportistas, principalmente que fazem uso da medicina esportiva, mas também por outras pessoas que querem iniciar ou seguir uma dieta a fim de manter o corpo saudável.
Geralmente, é solicitado pelo médico especialista ou pelo nutricionista ao longo do tratamento, dieta, ou condicionamento físico, já que permite acompanhar a evolução do paciente com mais precisão e adaptar melhor os objetivos de acordo com o desempenho e as necessidades.
Existem ainda três tipos de exame de bioimpedância: a bioimpedância regional, realizada apenas em um membro específico do corpo ou região; a bioimpedância segmentar, em que cada membro é avaliado separadamente, o que decorre em um resultado mais detalhado; e a bioimpedância total, a mais comum e que avalia o corpo inteiro de uma vez.
Quem deve fazer?
O exame de bioimpedância pode ser realizado por e para:
– Atletas;
– Pessoas que praticam atividades esportivas;
– Pessoas em programas de emagrecimento ou de ganho de peso;
– Avaliações nutricionais;
– Avaliação de retenção da água;
Além disso, ele pode ser útil para uma série de doenças que envolvem a mudança da composição corporal.
Na medicina esportiva, a bioimpedância é uma grande aliada para conseguir adaptar o treino de acordo com os objetivos, desempenho do atleta ou esportista e com suas necessidades. Além disso, também pode ser utilizado no preparo de um treino mais intenso ou de uma dieta diária.
Por quê?
Geralmente, o exame está aliado a um bom plano de condicionamento físico, prevenção e tratamento de doenças, programa de emagrecimento, ou de ganho de peso. Ele ajuda a trazer resultados melhores e de maneira mais rápida, além de poder antecipar uma série de problemas e ajudar a minimizar riscos.
Outro uso importante da bioimpedância é como complementação do exame de calorimetria indireta, que avalia o metabolismo do paciente.
Como o exame é realizado?
Bem diferente do que pode parecer, o exame de bioimpedância é bastante rápido. Tudo que a pessoa precisa fazer é subir em uma balança digital de chão, posicionando os pés e as mãos nos devidos lugares. Ao final, a própria balança imprimirá o resultado com os valores emitidos.
Recomendações pré-exame
Recomenda-se jejum de pelo menos duas horas. Além disso, é necessário que não haja o consumo de bebidas alcoólicas 48 horas antes do exame, e o de bebidas com cafeína 24 horas antes. É interessante também, no caso das mulheres, evitar o período menstrual, que pode afetar os resultados reais do exame.