Autor: Dr Fabiano Cunha
Dor na sola do pé ao levantar da cama pode ser sinal de uma inflamação chamada fascite plantar ou esporão. Essa dor é comum quando andamos muito, ficamos muito tempo de pé, ou temos um aumento de peso.
Como é o tratamento para dor na sola do pé?
O médico deve examinar o pé para ver se tem a inflamação. Uma radiografia pode mostrar se há calcificação no local (esporão) ou se é apenas a inflamação da fascia plantar, um tipo de pele dura que temos junto do osso do calcanhar e vai até os dedos.
Tratar a inflamação na sola do pé com ondas de choque tem a vantagem de não precisar usar injeções de cortisona, costuma melhorar com 3-4 aplicações, sendo realizada 1 sessão por semana.
O tratamento com ondas de choque já é realizado há mais de 10 anos no Brasil e tem comprovação científica que funciona. Na nossa experiência 80% dos pacientes melhoram das dores com ondas de choque. Neste caso não se fala em sarar, curar, pois sabemos que a inflamação na sola do pé tem sempre uma causa, que se não for corrigida pode causar uma nova inflamação no local ( é como martelar o dedo, basta parar de martelar que o dedo vai cicatrizar).
Qual o melhor tratamento para dor na sola do pé, Fascite plantar e esporão?
Existem vários tratamentos, como fisioterapia, injeções de cortisona, palmilhas e Ondas de Choque. Cada um tem uma vantagem, sendo que o tratamento com ondas de choque é rápido (em 4 sessões a dor costuma resolver), é eficiente(80% dos pacientes tem bom resultado), tem comprovação científica de que funciona, não precisa usar remédios como cortisona( que sobrecarrega o rim, aumenta o peso do paciente).
Onde posso fazer o tratamento com ondas de choque?
O Instituto do atleta realiza este tratamento há mais de 10 anos, sendo pioneira no Brasil. Como ainda não é tratamento coberto pelos convênios existe sim a questão do custo da sessão, mas nossa clinica pratica valores abaixo dos outros centros, justamente por sermos pioneiros e recebermos clientes do Brasil todo.
Quem pode realizar o tratamento com ondas de choque?
O médico, geralmente Ortopedista, que realizou o curso de Ondas de Choque na Sociedade Brasileira de Ondas de Choque, foi aprovado no exame e realizou treinamento prático em alguma das clinicas referenciadas (o Instituto do Atleta é referencia na SBTOC) está apto para realizar este tratamento.
Quais as contraindicações para realizar ondas de choque?
Este tratamento não deve ser realizado na região do tórax ou pescoço, não é recomendado para grávidas.