DESGASTE DA CARTILAGEM DO JOELHO

Autor: Dr Fabiano Cunha

DESGASTE DA CARTILAGEM DO JOELHO Uma das opções de tratamento mais comuns é a fisioterapia, que pode ajudar a melhorar a força muscular e a estabilidade articular, mas se você tem dor ou rigidez, primeiro precisa realizar o tratamento com injeções de Hialuronico, um lubrificante que melhora o movimento e diminui a dor. Depois deste tratamento atividades como  fisioterapia, Pilates, musculação serão fundamentais para melhorar o equilíbrio e os movimentos das pernas e joelhos.

  • COMO A TERAPIA COM CÉLULAS-TRONCO PODE SER USADA PARA TRATAR LESÕES DA CARTILAGEM DO JOELHO?

A terapia com células-tronco é uma técnica promissora para o tratamento de lesões da cartilagem do joelho. As células-tronco têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos de células, incluindo células da cartilagem e osso, cobrindo defeitos de cartilagem, mas tem mostrado melhores resultados em casos de lesão aguda.

Uma das abordagens mais comuns é a utilização de células-tronco mesenquimais, que são obtidas do tecido adiposo ou da medula óssea do próprio paciente. Essas células são isoladas, multiplicadas em laboratório e depois injetadas diretamente na lesão da cartilagem do joelho. Acredita-se que as células-tronco mesenquimais possam se diferenciar em células da cartilagem e ajudar a reparar a lesão. Estudos pré-clínicos e clínicos sugerem que a terapia com células-tronco pode ser eficaz no tratamento de lesões da cartilagem do joelho. Um estudo publicado em 2019 na revista científica Stem Cells Translational Medicine relatou que a terapia com células-tronco mesenquimais melhorou significativamente a função e a dor do joelho em pacientes com lesões da cartilagem do joelho4.

DESGASTE DA CARTILAGEM DO JOELHO

Aqui cabe uma ressalva muito importante: ESTE TRATAMENTO , QUE ENVOLVE MANIPULAÇÃO E CULTIVO DE CÉLULAS NÃO ESTÁ LIBERADO NO BRASIL, e mesmo nos locais onde já se realiza este tratamento os resultados são incertos, com uma taxa de sucesso próximo de 50% 3. Outros tratamentos disponíveis no Brasil são discutidos abaixo, com taxa de sucasso até maior, com menor risco e custo:

  • COMO AS INJEÇÕES DE ÁCIDO HIALURÔNICO PODEM SER USADAS PARA TRATAR LESÕES DA CARTILAGEM DO JOELHO E QUAIS SÃO OS RISCOS POTENCIAIS?

As lesões da cartilagem do joelho podem gerar perda de qualidade de vida e incapacidade progressiva para os pacientes, pois a dor e o desconforto podem limitar a mobilidade e tarefas do dia a dia, como dor para levantar, ou para subir e descer escadas. Embora existam várias opções de tratamento disponíveis, uma que ganhou popularidade nos últimos anos é o uso de injeções de ácido hialurônico1.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Knee Surgery, as injeções de ácido hialurônico demonstraram ser eficazes na redução da dor e na melhora da função em pacientes com lesões na cartilagem do joelho. As injeções funcionam fornecendo lubrificação para a articulação e reduzindo a inflamação.

Uma vantagem das injeções de ácido hialurônico é que elas são minimamente invasivas e podem ser feitas em um consultório médico. Existem protocolos de tratamento com Hialuronico com 1, 3 ou 5 ampolas. Cada paciente tem uma necessidade, uma gravidade do desgaste e deve ser planejado com o ortopedista. As medicações também tem concentrações diferentes, variando de 1-2%. Ampolas com concentrações maiores são usadas em artroses mais graves, ou em quadril e ombro.

Outro estudo publicado na Arthritis Research & Therapy descobriu que as injeções de ácido hialurônico foram mais eficazes do que as injeções de placebo na redução da dor e na melhora da função em pacientes com lesões na cartilagem do joelho. O estudo também observou que as injeções foram bem toleradas pelos pacientes.

  • TENHO DORES NO JOELHO QUE NÃO MELHORARAM COM AS INJEÇÕES DE HIALURONICO, O TRATAMENTO NÃO FUNCIONA PARA MIM?

Existem outras dores nas articulações que estão mascaradas pela dor mais forte da artrose. A mais comum é uma dor dentro do osso, chamada Edema do osso subcondral, que é um inchaço dentro do osso. Esta dor se manifesta como um latejamento no fim do dia ou uma sensação permanente de cansaço ou inchaço.

Para estas dores exite uma máquina, usada para tratar tendinites que tem mostrado bom resultado também em casos de artrose

A terapia por ondas de choque extracorpóreas (ESWT, na sigla em inglês) é uma técnica não invasiva que tem sido utilizada para o tratamento de diversas condições musculoesqueléticas, incluindo a artrose de joelho.

A terapia por ondas de choque extracorpóreas (ESWT) funciona através da aplicação de ondas sonoras de alta energia na área afetada, que podem ajudar a estimular a cicatrização e regeneração dos tecidos danificados. Além disso, a ESWT também pode ter efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, reduzindo a dor e a inflamação associadas à artrose de joelho.

Estudos clínicos têm demonstrado que a ESWT pode ser eficaz no tratamento da dor e na melhora da função em pacientes com artrose de joelho. Um estudo publicado em 2020 na revista científica Clin Rheumatololy  relatou que a ESWT melhorou significativamente a dor, a função e a qualidade de vida em pacientes com artrose de joelho em comparação com um grupo controle que recebeu um tratamento simulado7.

Outro estudo publicado em 2020 na revista científica Journal of Orthopaedic Surgery and Research relatou que a ESWT foi eficaz no alívio da dor e na melhora da função em pacientes com artrose de joelho que não haviam obtido sucesso com outras formas de tratamento conservador5.

Embora a ESWT seja considerada uma técnica segura e não invasiva, é importante que seja realizada por profissionais qualificados e experientes para minimizar o risco de complicações. O Dr. Fabiano Cunha, CRM 87103, como especialista em tratamentos conservadores para a artrose de joelho, pode fornecer mais informações sobre a ESWT e ajudá-lo a determinar se essa técnica pode ser adequada para o seu caso específico.

REFERENCIAS

  1. Makhni EC, Saltzman BM, Meyer MA, et al. The Role of High Molecular Weight Hyaluronic Acid in the Treatment of Osteoarthritis of the Knee: A Review. Cartilage. 2019;10(1):34-44. doi:10.1177/1947603517706467
  2. Conrozier, T., Chevalier, X., Richette, P., Ea, K., Eymard, F., & Henrotin, Y. (2017). Long-term experience with hylan G-F 20 in the treatment of knee osteoarthritis. Arthritis Research & Therapy, 19(1), 179. doi: 10.1186/s13075-017-1389-0.
  3. 3.  Kamaraj A, Kyriacou H, Seah KTM, Khan Use of human induced pluripotent stem cells for cartilage regeneration in vitro and within chondral defect models of knee joint cartilage in vivo: a Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses systematic literature review. WS.Cytotherapy. 2021 Aug;23(8):647-661. doi: 10.1016/j.jcyt.2021.03.008. Epub 2021 May 29.
  4.  Weng Z, Wang Y, Ouchi T, Liu H, Qiao X, Wu C, Zhao Z, Li L, Li B. Mesenchymal Stem/Stromal Cell Senescence: Hallmarks, Mechanisms, and Combating Strategies..Stem Cells Transl Med. 2022 Apr 29;11(4):356-371. doi: 10.1093/stcltm/szac004.PMID: 35485439 
  • Huang Q, Hou Z, Liu R, et al. Effects of extracorporeal shockwave therapy on knee osteoarthritis: a systematic review and meta-analysis. J Orthop Surg Res. 2020 Jan 7;15(1):9. doi: 10.1186/s13018-019-1521-7.
  • Wang CJ, Huang HY, Chen HS, et al. Shock wave therapy induces neovascularization at the tendon-bone junction. A study in rabbits. J Orthop Res. 2003 Jul;21(4):984-9. doi: 10.1016/S0736-0266(03)00061-9.
  • Zhang Q, Zhou J, Zhang J, et al. Extracorporeal shockwave therapy for knee osteoarthritis: a systematic review and meta-analysis. Clin Rheumatol. 2020 Apr;39(4):1073-1082. doi: 10.1007/s10067-019-04833-7.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/institutodoatleta

Leia também: https://institutodoatleta.med.br/o-que-e-fascite-plantar

Gostou do que Leu?

Fale conosco clicando no botão abaixo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp