O dermatologista tem a possibilidade de tratar de forma invasiva ou conservadora, problemas que acometem a pele, cabelos, pelos, unhas e tecido celular subcutâneo (tecido adiposo) em qualquer área do corpo.
Uma importante área de atuação da dermatologia é a cosmiatria, que propõe tratamentos baseados em amplos estudos científicos como, por exemplo, profundo conhecimento da anatomia e fisiologia dos tecidos faciais.
A medicina esportiva ou medicina do esporte é a especialidade médica que tem como intuito investigar a influência do exercício, além de prevenir e tratar qualquer anomalia em atletas profissionais ou amadores.
Atualmente a busca por um físico perfeito, aliado a um rosto harmônico, aumenta exponencialmente as interfaces da medicina esportiva/dermatologia. Mas o processo de fortalecimento e emagrecimento não pode desrespeitar os parâmetros individuais e, sim manter a promoção da saúde atrelada aos resultados duradouros. Para isso, o especialista deve aliar algumas variáveis, como a muscularidade com baixos percentuais de gordura subcutânea e mental, além da vasculatura aparente, simetria e proporcionalidade para um físico harmônico e agradável.
O especialista precisa primar em preservar a saúde do atleta (profissional ou amador) e não transgredir, conseguindo lidar com situações, como o acompanhamento da coleta do atleta profissional, indicação de suplementos, situações terapêuticas individuais, etc.