Autora: Dra. Caroline Morini Calil
A causa do mau hálito pode estar relacionado a problemas na boca, na língua, na gengiva e na falta de saliva, ou boca seca.
A saliva é um fluido rico em água, proteínas protetoras da mucosa bucal, enzimas antibacterianas e outros componentes que mantém a saúde da boca. A falta de saliva pode ser causada por medicamentos, por estresse e até por falta de ingestão de água ou líquidos durante o dia. Mas esses problemas podem ser controlados com o tratamento para corrigir a boca seca.
Tudo começa com o exame de SIALOMETRIA, é realizado por dentista especialista em boca seca e mau hálito e pode ser pedido por médicos Gastros (cuidam de problemas de estomago) e Otorrinolaringologistas. Esse exame não dói, é realizado junto com uma consulta de dentista especialista e demora 40 minutos (medidas da saliva e consulta com o dentista). Nesta mesma visita se recomenda realizar exame para mau hálito, pois a boca seca pode gerar este problema.
O exame de mau hálito é feito com um aparelho chamado oralchroma.
O exame da saliva (Sialometria) é composto de:
- Medida do Fluxo salivar;
- Medida da mucosidade salivar,
- Medida do pH salivar;
- Avaliação da coloração.
O tratamento para mau hálito é planejado após o resultado destes exames (exame de saliva e mau hálito) e geralmente se atingem melhora das queixas.
Os casos mais complicados são aqueles onde o paciente passou por radioterapia de cabeça e pescoço ou quando o paciente é portador de síndrome de Jogren. Nesses casos há uma destruição parcial ou total da glândula salivar e então é necessário fazer uso da saliva artificial. É importante ressaltar que dependendo do estágio em que a síndrome de Jogren é detectada ainda podemos tentar evitar a progressão da destruição da glândula com medicamentos e devolver a própria salivação ao paciente. A saliva artificial é sempre utilizada em último caso apenas.
Autor:Dra. Caroline Calil